CAPRICÓRNIO
Como tudo na vida, Capricórnio leva suas amizades muito à sério. A responsabilidade, a firmeza e a consistência são marcas do nativo deste signo. Valorizando a qualidade e a solidez, costuma ter poucos e bons amigos.
Reservado e discreto, tem verdadeiro horror do ridículo e detesta se expor.
Não costuma fazer perguntas ou comentários sobre a vida íntima dos amigos, mas também demora muito tempo para abrir qualquer coisa da sua própria vida para alguém.
Não adianta forçar a porta para entrar na sua intimidade, ele a mantém bem fechada e costuma usar a seriedade e racionalidade como chave. É também comum usar a ironia como meio de afastar alguém que queira "abusar" dos seus limites.
Mas se depois do "teste de qualidade" ele resolve tornar-se seu amigo, essa amizade será duradoura e madura, sem flutuações.
Capricórnio leva muito em consideração a lealdade e fidelidade e costuma praticar o princípio do " não faça ao outro o que não gostaria que ele fizesse a você".
Em assuntos materiais costuma ser muito rigoroso, é provável que não lhe empreste dinheiro, mas pode ter certeza que também jamais lhe pedirá emprestado.
Não é um amigo para "frescuras" ou sentimentalismos excessivos, também não é dado a demonstrações de afecto. Mas pode contar com ele nas horas difíceis, ele terá soluções razoáveis, práticas, objectivas e o melhor de tudo viáveis a oferecer.
Capricórnio dá a maior força a:
Para que seus amigos alcancem o seu lugar no mundo, que sejam bem sucedidos, para que sejam competentes naquilo que fazem.
Costuma incentivar a carreira de seus amigos, estimulando a responsabilidade, a disciplina, as atitudes práticas e objectivas. Também os ajuda a aprender a se "se segurar nas suas próprias pernas", sabendo qual o tamanho do passo que podem dar, adquirindo consciência dos seus próprios limites, mas também de suas capacidades.
Assim, tende a beneficiar a estruturação e a amenizar a vulnerabilidade e sensação de incompetência de seus amigos.