O Sol em Sagitário causa uma necessidade de alegria e movimento aos nativos deste signo. Os Sagitários recebem de Júpiter um grande presente, o dom da fé. Disso decorre a capacidade que ele têm de acreditar nos próprios sonhos e a coragem para enfrentar o desafio do desconhecido.
Quem nasceu nessa época do ano tem dentro de si a chama sagrada que iluminou grandes filósofos e impulsionou aventureiros. Por isso que da Espanha, país regido por Sagitário, partiram os grandes navegantes.
Protegidos por Júpiter, pai de todos os deuses, os Sagitários , mesmo sem querer, têm uma certa "pose", um jeitão de que já nasceram sabendo de tudo. Quando recheiam essa pose com o verdadeiro conhecimento, se transformam em grandes professores, em líderes com a força de um Churchill , que conseguiu manter alta a moral da Inglaterra arrasada pelas bombas alemãs.
Os Sagitários tem um compromisso com a felicidade e alegria de viver. Amam os espaços abertos, o desporto, o sucesso. O problema deles é sempre um só, o exagero. Esperam muito da vida e, às vezes, se aborrecem com coisas que parecem óptimas para a maioria dos mortais.
O que eles realmente têm dificuldade é em lidar com as frustrações. O dom de Júpiter é a ilusão da omnipotência e os Sagitários se assustam e se irritam quando dão de cara com os próprios limites