Caranguejo
Eles são sensíveis, sensatos, solícitos e vivem em busca do tempo perdido. É fácil notá-los, e encantar-se à primeira vista. Abrirão portas e puxarão cadeiras se forem caranguejos-macho, ou se oferecerão para consertar aquele abajur quebrado, se forem caranguejos-fêmeas, enquanto lhe contam o quanto, mas quanto mesmo, foram felizes na infância.
O Caranguejo é um idealizador do passado, e para ele nunca houve época mais feliz que a época do ginásio, ou aqueles meses em que ele passava as férias com todos os primos, na casa do avô, ou aquele dia muito particular em que ganhou a primeira bicicleta. Pode até não ser verdade, mas o conceito de verdade, para um nativo deste signo, é totalmente sentimental. Esta é a marca registada deste signo de água, regido pela Lua: eles são movidos a sentimentos. Realidade, para eles, é o que eles sentem, e nenhuma análise fria, objectiva, e matemática dos fatos vai convencê-los do contrário.
Não adianta, por exemplo, insistir que é melhor apanhar um avião para passar o fim de semana em Veneza, em vez de perder oito horas na quinta e desmaiar de cansaço no sábado e domingo se eles "sentem" que o avião pode cair.
Eles são tão amáveis e corteses que às vezes se demora para perceber o quanto são refractários a sugestões. Não ouse perguntar porque eles não vão ao teatro, se a última peça que eles assistiram foi em 1969 e as coisas evoluíram um pouquinho desde então. "Não vou porque não vou", ele responderá provavelmente porque sente algo absolutamente incomunicável. "Porque sim" e "porque não" são as expressões mais frequentes do repertório do Caranguejo.
É que ele, apesar de conservador, é também um sonhador. As suas opiniões variam muitíssimo indo num mesmo dia do grau zero ao grau máximo da escala Richter da emotividade. A instabilidade do Caranguejo, porém, não tem nada a ver com a volubilidade do geminiano: enquanto aquele borboleteia entre duas ideias, este oscila entre vários humores.
Mas os seus ataques de melancolia passam tão rápido quanto vieram: basta que você ofereça um pouco de colo e ele terá de volta tudo que mais necessita, isto é, segurança, segurança e segurança.