Sagitário
Ele chega a casa disposto a tomar um duche rápido e uma sessão de cinema quando o telefone toca. O sujeito do outro lado da linha nem é assim tão amigo, mas apenas um conhecido que se meteu numa enrascada, o que é o motivo do telefonema: "Lembras-te do Juca, aquele que joga bilhar às vezes com a gente, bateram no carro dele e fugiram, e ele ligou da cabine pedindo para eu dlhe dar uma ajuda, mas como meu carro está na oficina, queria saber se você pode dar uma ajuda?". O Sagitário não fica muito satisfeito, mas vai, não seria ele quem iria deixar na mão, a pé, um amigo franzino como o tal Juca.
Encara a missão, e atravessa a cidade para resgatar o Juca do bilhar - e quando verifica o tamanho do estrago da batida, não se limita a chamar um reboque, mas exige que o Juca (que, a essas alturas, só quer remover o carro e tomar duas aspirinas) passe numa esquadra de Policia e apresente queixa. Não adianta o Juca protestar que está cansado, e que a esquadra é longe, e, ademais, não há testemunhas, e etc e tal... para um Sagitário, trata-se de uma questão de príncipios. E príncipios são incontornáveis.
O arqueiro é aquele que estará sempre lembrando dos seus direitos, quando não estiver chateando com os seus deveres, e parece ser, igualmente, o único tipo do zodíaco que acredita que a justiça, além de cega, é certeira.
Acene com uma causa - política, cientifíca, religiosa, musical - que o Sagitário vai disparar feito uma seta em defesa dela, com uma empolgação só equiparável a sua proverbial falta de tacto. Alguém faliu porque foi sangrado pelos bancos? O Sagitário tentará um novo financiamento. Alguém foi demitido nos últimos cortes da empresa? O Sagitário passará um abaixo-assinado entre todos os funcionários da firma, incluindo o seu chefe.
Alguém na reunião de condomínio protesta porque a sua empregada sobe pelo elevador e demora tempo com a porta aberta? Como ele adora escandalizar, vai emudecer os condôminos, declarando "vocês se enganaram, ela é minha namorada".
Gozador, franco, inimigo de todo subterfúgio, o arqueiro faz sempre e diz o que pensa, e na maioria das vezes faz e diz sem pensar. É aí que ele leva grandes tombos, despencando directo do Olimpo dos seus nobres ideais para uma realidade menos acolhedora.
É quando descobre, por exemplo, que o culpado da batida foi o próprio Juca, e por isso ele demonstrava tanta resistência aos tais direitos. O Sagitário, com a sua mania de andar sempre de cabeça empinada, hipnotizado por metas longínquas, vive tropeçando nos seus próprios pés.
Nada de grave, porém: ele continuará optimista, porque nasceu sob o signo de Júpiter, o mais “mão-aberta” dos deuses. E sua sorte, mesmo que tarde, jamais vai falhar.
*conheça mais sobre este signo*