Perfil Geral de Capricórnio
( para todos os nascidos entre 22 de Dezembro a 20 de Janeiro)
O Capricórnio é organizado e prático. Tem grande charme e orgulho. Possui uma tendência a ser ligado a coisas materiais (negócios) e é tido pelos outros como uma pessoa "pé no chão".
A regência de Saturno empresta seriedade, sentimento de responsabilidade e (em contraste com a regência de Júpiter de Sagitário), desejo de limitar em vez de expandir. O Capricórnio tende para o conservador, mas isto nem sempre o impede de buscar as alturas, que fre” retrabalhar” os seus materiais lenta e cuidadosamente, e raramente desiste.
Muitos astrólogos reconhecem que Capricórnio é o signo astrológico mais difícil de ser classificado, encontrando tipos amplamente variados nascidos sob este signo. No entanto, parece que os nativos deste signo compartilham o senso de fatalismo de Saturno, que lhes concede uma espécie de aceitação muito diferente, de por exemplo a alegre extroversão do Aquário. O Capricórnio considera a experimentação, a dificuldade e até o sofrimento como parte da vida. Talvez fique mais desconfiado quando as coisas parecem fáceis demais ou correm bem demais. Além disso, o capricorniano em geral aceita o papel que desempenha na vida, mas também pode carecer da flexibilidade necessária à mudança.
Os Capricórnio têm um conhecimento instintivo do poder e de seu funcionamento. Muitos devem cuidar da tendência para o comportamento ditatorial. Outros nativos deste signo, entretanto, não se especializam em dizer às pessoas o que fazer, mas como fazer; não é raro demonstrarem uma profundidade impressionante de conhecimento para fundamentar suas afirmações.
Em geral o Capricórnio dá a impressão de que sabe do que está a falar e se cometeu um erro ou tomou a direcção errada, é preciso anos de luta insistente por parte de seus adversários antes que admita seu erro, se é que o faça algum dia.
Próximos artigos a publicar;
Capricórnio I (26/Dez a 2/Jan)
Capricórnio II (3/Jan a 9/Jan)